Início

 

 

 

TÉCNICA / TÁTICA

Avaliação Teórica (29kb) ( clique )

Avaliação do jogo (19kb) ( clique )

 

LESÕES RELACIONADAS COM A PRÁTICA DO TÊNIS DE MESA

  Foram avaliados retrospectivamente 116 atletas de tênis de mesa, com o objetivo de correlacionar as lesões músculo-esqueléticas com a carga e tipo de treinamento. Apenas 39 ( 33,6 % ) dos indivíduos relataram algum tipo de queixa, nos quais foi encontrado um total de 53 lesões.As tendinites foram as alterações que mais afetaram os atletas ( 41,5 % ),acometendo principalmente os joelhos e punhos. Essa condição foi também a que mais afastou os atletas da atividade esportiva, em média, 56 dias. O segmento anatômico mais acometido foi o tornozelo, seguido pelo joelho e pelo punho. As dores crônicas que não os afastavam da atividade foram relatadas 59 vezes por 48 dos entrevistados. Os joelhos e ombros,com 32,2 % cada, foram os mais frequentemente citados, Não houve diferença estatisticamente significante entre a idade,sexo, cor, estilo de jogo,empunhadura.
Os resultados deste estudo mostraram que, quanto maior o tempo de prática esportiva e de horas de treino por semana, maior será a possibilidade de lesões relacionadas ao tênis de mesa.

O SEGREDO DE JOGAR DUPLAS

  O jogo de duplas é um jogo de comunicação, entendimento,entre parceiros. Antes de tudo,deve-se gostar de jogar duplas. Então você deve escolher seu parceiro com quem possa criar uma boa dupla.No jogo de duplas não há lugar para individualismos. É importante o apoio entre os dois. Deve treinar freqüentemente e ter sincronização entre parceiros. O parceiro deve ser um bom jogador, ter bons saques e golpes úteis e penetrantes.É claro nenhum jogador pode errar muito e ter muitos erros. Se vocês tem qualidade similares, terão uma chance para ter sucesso.  Como se deve escolher o parceiro de duplas? Não é necessário que o parceiro seja o melhor jogador,individualmente. Parceiros novos ( de idade ) devem jogar com entusiasmo .Ele deve fazer tudo o que for possível na mesa.Não é obrigado a jogar e fazer somente que ele quiser    Jogar dupla representa um bom treino. Os jogadores aperfeiçoarão suas ações,seus saques, reações rápidas e previsões das diferentes situações. É possível treinar várias coisas durante jogo de duplas. Até mais, alguns golpes que são praticados nos treinos poderiam ser usados na dupla.Por outro lado, participar em dupla faz jogador ficar no ritmo de jogo,mesmo se não jogar individualmente.
  Cada jogador deve jogar o máximo possível e dar tudo de si.Esta não é a única razão para que o jogador aperfeiçoe seu jogo em duplas;  o jogador estará se aperfeiçoando para todos os tipos de jogos no Tênis de mesa. O jogo de dupla dá chance de saber o que fazer com a bola nos momentos decisivos e antecipar os golpes dos adversários .Concluindo, o domínio das táticas que, nas diferentes fases do jogo, serão realizadas.
  O jogo de dupla ajuda o jogador a melhorar seu desenvolvimento técnico. A dupla de algum modo, dá mais educação ao jogador.Isto não se refere somente aos jogadores que jogam dupla, mas também aqueles que os assistem. Devido ao fato de que se o jogador está se movimentando um pouco mais devagar do que no individual,o espectador pode melhorar seu trabalho de pernas vendo esses jogos. Aprendi que uma das coisas mais importantes no Tênis de mesa é exatamente pensar deste modo.Notei que alguns ótimos jogadores de jogos individuais não devem necessariamente ser tão bons jogadores nas duplas também.
  O jogo de duplas é um jogo coletivo e não um jogo de dois individualistas os quais estão acidentalmente jogando juntos e formando um par. As seguintes quatro coisas devem ser vistas com cuidado na dupla. O lado fraco do parceiro deve ser defendido.Deve-se jogar de modo que o lado forte do parceiro possa ser usado.Os pontos fracos do adversário devem ser explorados da melhor maneira possível.As melhores técnicas devem ser usadas.A primeira coisa é conhecer bem o seu parceiro,suas qualidades, e o jogo deve ser então ajustado, fazendo com que a força de ataque do parceiro possa ser usada.
  Se o seu parceiro está jogando bem e está fazendo com que vença os pontos, não tente competir com ele. Deixe- o fazer os pontos que sejam possíveis. Sua tarefa no caso, sera somente devolver a bola na mesa e fazer com que seu parceiro disponha de espaço para que ele consiga suas ilustres cortadas.    
 
Conforme atual regulamento os jogadores destros estão em desvantagem num jogo de duplas. Na recepção e serviço, os canhotos estão na sua posição básica como no individual,enquanto o mesmo não pode ser dito dos destros.Ele deve receber o saque adversário da quina o qual ele nunca recebe num jogo individual.E após o saque adversário,ele deve mexer para sua posição básica para que seja possível rebater a bola numa posição favorável.Isto significa que o destro deve ter um treinamento especial para jogar dupla. Se pegarmos os melhores jogadores de dupla do mundo, poderemos chegar a conclusão que eles representam uma combinação de um destro e um canhoto.Todos estão dizendo que os canhotos estão dominando nas duplas. Não é de admirar se eles levarem em conta o que descrevi antes, visto que o canhoto não tem que dar um passo para voltar a sua posição básica.Em tais combinações , é geralmente o canhoto que prepara a bola enquanto destro realiza os pontos.Ambos os jogadores devem ficar na posição básica e devem esperar a bola como num jogo individual mas com o lado direito da batida mais aberto. É claro,isto refere-se quando o canhoto acaba de dar o serviço.
  No tênis de mesa moderno, aqueles que são atacantes, mas sabem atuar de várias maneiras, levam alguma vantagem.Esta é a razão de que muitas duplas estão sendo compostas por dois atacantes. Porém, isto não quer dizer que ambos parceiros devem igualmente ser mestres em todos os tipos de ataques.Em dupla, é suficiente se apenas um jogador souber todos os tipos de golpes de ataque, enquanto o parceiro poderia somente executar um bom golpe de finalização. Mesmo assim é bom se ambos os jogadores são capazes de executar bons serviços curtos e com bastante efeito e também executar o haral tão bem como os golpes de ataque.
  No jogo, ambos os jogadores são forçados a jogarem jogo curto e menos freqüente eles jogam em meia distancia e dificilmente jogam em longa distância da mesa . Jogando perto da mesa o tempo de jogo é acelerado. Em cada jogo a tática é caracterizada com aplicação nos golpes que são dados ,para que com a volta da bola os rivais tenham dificuldade em impedir a jogada adversária. Com uma boa pontaria,um dos dois jogadores executa seus golpes no lado direito do adversário,enquanto o outro manda a bola na esquerda do rival ,em ordem, para que separe ambos os rivais.Depois, dão-se dois golpes do mesmo ponto da mesa adversária. Estas táticas são muito usadas geralmente se os rivais não estão numa posição para se movimentarem rápido o necessário, e seus campos de movimentação não estão devidamente coordenados.É muito importante que ambos os jogadores na dupla entendam um ao outro e que achem uma boa tática para usar durante o jogo.

TÊNIS DE MESA - TEORIA

  • O jogo é mais importante do que a técnica ( estratégia) 

  • A parte mental 60% jogo seguido de parte física e depois técnica / tática;

  • O atleta necessita dominar todos os golpes ( velocidade, direção,precisão, efeito,controle);

  • Quanto maior nível do atleta maior a confiança para arriscar jogadas;

  • No treino ter atenção em si mesmo contrário ao jogo;

  • Não jogue contra o nome e sim contra o adversário;

  • No treinamento : Treinar máximo de intensidade, jogar todos os pontos para ganhar, respeitar o adversário, jogar mesmo espírito de jogo, treinar no mesmo estilo de jogo;

  • Durante o aquecimento raciocinar o que vai fazer;

  • Treinar saque, recepção e 3a. bola quando estiver período de competição;

  • Ser exigente nos treinos, tendo disciplina e seriedade;

  • Treinar pontos fortes e fracos e treinar com objetivo e motivação;

  • Intercâmbio é fundamental;

O SETS DE 11 PONTOS :

      A mudança de regra para o sets de 11 pontos está obrigando jogadores a desenvolver um jogo de maior regularidade, precisão,controle e maior condicionamento físico pois os rallies aumentaram em função tambem do tamanho da bola.
Outros pontos importantes na mudança da partida: 

_ O atleta necessita de maior atenção e concentração para não desperdiçar bolas fáceis, já que o jogo está mais curto.O controle do jogo em todos os sentidos é importante para conseguir uma vitória .
_ Importante o atleta conhecer o adversário ou observá-lo antes de jogar contra ele, pois assim entrará no jogo com estratégia certa e mais aquecido. O alongamento antes do jogo ajuda no aquecimento.
_ Forçar saque e variação de jogo;

* Treinar pensando no jogo e criando situações para tal ajuda o atleta a se desenvolver melhor na partida. Seriedade, paciência, disciplina e busca de objetivos são alguns fatores tambem para se chegar ao sucesso.

ALONGAMENTO :

       Importância do Aquecimento e Alongamento :

_ Reduz a tensão muscular;
_ Previne lesões, entorses, fraturas;
_ Torna músculos mais flexíveis;
_ Aumenta âmbito da movimentação;
_ Desenvolve a coordenação motora;
_ Ativa a circulação;
_ Libera movimentos presos ou bloqueados por tensões musculares.

É importante fazer alongamento antes e depois do treino ( aproximadamente 10 a 15 min. ). Cada exercício 15 seg.. Com isso o atletas entrará no jogo mais aquecido.

RAQUETES / MADEIRA:

        A raquete proporciona condições ao jogador de imprimir ou não, maior velocidade nos golpes, ou facilitar e neutralizar os movimentos de efeito (defensivos ou ofensivos). Cada jogador deverá, de acordo com as suas características definir o tipo de raquete que servirá melhor para o seu estilo de jogo. Um novato no esporte precisa contar com uma raquete que permita dominar todos os golpes.

  • Quanto maior o som agudo da madeira, maior rapidez ela proporciona

  • Quanto maior o número de folhas, mais sua velocidade.

  • Quando as fibras da madeira têm um desenho horizontal é porque ela é rápida;

  • Quando as fibras da madeira têm um desenho vertical é porque ela é para efeito;



MADEIRA REDONDA (estilo chinês) - Amortece com mais facilidade a bola, aproveitando a velocidade do golpe do oponente;

MADEIRA QUADRADA (estilo japonês) - Mais rigidez e velocidade.

BORRACHAS:  

Tipos de borrachas:


Pino Baixo – Facilidade em golpear as bolas, regularidade nos golpes defensivos, busca de velocidade (para atacantes);

Pino Longo ou Anti –Spin – Defensivas. Essas borrachas neutralizam a velocidade da bola e invertem o efeito dado pelo oponente;

Lisa: Tem vários modelos, desde as desenvolvidas para atacantes à base de velocidade, efeito ou força,até para defensivos. A esponja serve para dar velocidade enquanto que a borracha o efeito.

Quanto mais grossa a borracha, maior a freqüência que dispare a bola (mais velocidade, menos controle). Quanto mais fina e mole a borracha, maior a facilidade para bloqueios e regularidade (menos velocidade, mais controle). A pigmentação influi na borracha. A cor vermelha dá mais velocidade e a cor preta mais efeito.

NOÇÃO DE EFEITO:


        Bola de efeito é aquela que predomina o giro/rotação .
        Curiosidade: efeito para cima = 125 rpm e efeito para frente = 150 rpm
        Para imprimir mais efeito é preciso roçar forte o pulso/ borracha na bola. O efeito serve para preparar a finalização da jogada. E necessário Ter um raciocínio rápido para se defender uma bola com efeito (ação e percepção).

        Podemos golpear a bola de efeito de 3 maneiras : “entrar” a favor do efeito, “entrar” contra o efeito e neutralizar o efeito (golpe em linha reta).

Tipos de efeito: efeito para cima, para baixo, para cima e para frente.

NOÇÃO DE VELOCIDADE:

        Em linha reta sempre consegue-se mais velocidade. A esponja é um fator importante na aplicação da velocidade, que é usada principalmente em finalização das jogadas ofensivas. Tempo de bola para buscar velocidade : Pré- pico (final da subida) e Pico ( ponto mais alto ). Atualmente, o jogador que não dominar o golpe de velocidade, terá poucas possibilidades de atingir o alto nível.

GESTO CERTO

        O rendimento atlético de alto nível não depende apenas de fatores como preparação física ou treinamento de jogadas e táticas. A perfeita execução do "gesto" esportivo também influi ( e muito ) na performance. Não adianta o atleta apenas condicionar os músculos. E preciso treinar tal movimento. Além do mais ,em um movimento leva-se em conta a angulação das articulações envolvidas. Assim, um atleta que fortalece a musculatura peitoral, os ombros e os braços pode não conseguir realizar, por exemplo ,uma flexão de cotovelos ou braços, mesmo considerando que estes músculos são solicitados no exercício. "É necessário que ele treine a execução do movimento para adaptar músculos e articulações". Ou seja : o treinamento do gesto esportivo deve ser o mais próximo da realidade.

O CÉREBRO COMANDA

"Músculo não estabiliza articulação. Ele apenas a sustenta." É importante centrar o trabalho nos quatro receptores que estão presentes na cápsula articular, nos tendões, nos ligamentos e nos músculos. Esses receptores são sensores que informam ao cérebro a amplitude e a manutenção dos movimentos do corpo no espaço em todos os momentos de tal movimento. "Ativados a partir da intenção da ação que será executada pelas articulações , tais sensores estipulam, por exemplo , qual o ângulo ideal do movimento. E avisam ao cérebro que, caso tal angulação seja ultrapassada, se dará ruptura ou rotação exagerada, ocasionando uma lesão ". A base do treinamento é a teoria do aprendizado, que se dá por repetição. Quanto mais eu repito um movimento, mais eu incorporo no meu cérebro. Conseqüentemente, ganho mais destreza naquilo que vou fazer. Daí a importância de se trabalhar a atuação dos receptores. No Tênis de mesa o cérebro tem a atuação de 61 % ,enquanto que a parte técnica/ tática , física representa apenas 39 % do jogo em si.

COMPREENSÃO DO JOGO

        Um mesatenista deve aprender os fundamentos do jogo e praticar para aprofunda-los. Os jogadores que tem uma melhor compreensão do jogo progridem mais rapidamente. O treinamento é direcionado para uma boa performance competitiva.Tudo que fazemos no treinamento deve portanto, vir das necessidades e efeitos do combate atual. Ele deve ser feito com um direcionamento colocado em bases científicas, então os atletas desenvolverão seu potencial ao máximo. Uma parte decisiva do nosso esporte é jogada pela inteligência, ambos , técnico e jogador, devem estar sempre atentos a estes aspectos. O treinamento deve ser bem planejado, com cargas e objetivos definidos no programa. E necessário paciência, força de vontade e persistência nos treinos. Nenhum sucesso virá da noite para o dia. O treinamento é um meio para se chegar ao fim, e não um fim em si mesmo. A ênfase deve ser dada ao desenvolvimento de pontos fortes nos jogadores, dando ao mesmo tempo igual atenção para todas as habilidades. Ao invés de um jogador copiar um método de treinamento ou estilo, um jogador deve desenvolver algo que melhor se adapte a suas próprias condições físicas, psicológicas e técnicas. A competição deve ser vista como um teste de inteligência e jogar com concentração, calma e adaptabilidade para mudar as situações e obter vitórias.